Oberdan Piantino

Pós-graduado em Dança: Educação e Cultura (parceria IPGEX e Célula Dança Fpolis). Articulador cultural em dança. Coordenador do projeto Cardumes em rede de ações em dança. Artista-professor pelo coletivo SummuS Contato Improvisação de Curitiba.

Contato:

Sites:


------  CURRÍCULO COMPLETO  ------

oberdan piantino


FORMAÇÃO ACADÊMICA

2016- Graduando em Dança na Universidade Estadual do Paraná - FAP (em curso).

2015. Pós-graduado em Dança: Educação e Cultura pelo Instituto IPGEX /
Faculdade Guilherme Guimbala em parceria com o Célula Dança de Florianópolis.

2008. Graduado em Design - habilitação design gráfico, com ênfase em Comunicação e Cultura
pelo Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

EXTRACURRICULARES

2017. bolsista de extensão no UM - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da Unespar-FAP (até set/2019).

2005a. monitor da disciplina de Fotografia do curso de design.

2005b. monitor da disciplina de Imagem em Movimento do curso de design.

AÇÕES EM DANÇA

2014.  Articulador e produtor da "Semana Graduação em Dança Já" de aulões, apresentações e performances em prol do primeiro curso de graduação em Dança em Santa Catarina / UDESC.
2014.  Coorganizador da intervenção em Dança, "Jam de Contato Improvisação" na frente da Secretaria de Educação de Santa Catarina como parte da "Semana Graduação em Dança Já" de aulões, apresentações e performances em prol do primeiro curso de graduação em Dança em Santa Catarina / UDESC.
2014.  Produtor local da etapa Florianópolis da circulação Funarte / desCompanhia de Dança
do espetáculo "Sobre Sujeitos Objetos e Afetos".
2014.  Organizador do projeto Cardumes em Rede de articulação e produção em artes do movimento e práticas relacionadas ao contato improvisação.
2014.  Produtor executivo das Vivências em Educação Somática (4h) com Débora Bolsanello (Brasil-Canadá), em Fpolis.
2009 - 2012.  Coorganizador do movimento Territórios de Improvisação de organização de jams e performances de difusão do contato improvisação na região do Campeche / Fpolis.

DOCÊNCIA EM DANÇA

2015.  Vivência em "Dança Contato Improvisação" (3h), em parceria com Marina Scandolara e Yiuki Doi no Gandiva Yoga Asham / Mercês, em 17/05/15. Org. por Cardumes em Rede e SummuS C.I.
2015.  Aulão - "Contato Improvisação" (1h30) no "Improviso Dança e Música" de abril de 2015, org. pelo UM. Núcleo em Dança da FAP/UNESPAR e SummuS C.I.
2014.  Mini-curso - "Introdução à prática da dança contato improvisação" (4h) no "Festival Internacional de Práticas Corporais" no Centro Desportos da Universidade Federal SC.
2014.  Aulão - "Escuta Corporal em Dança" (2h) na "Semana Graduação em Dança Já" da mobilização da comunidade da Dança de Florianópolis.
2014.  [ monitor nos laboratórios de aikido; de tai chi chuan e de contato improvisação durante a montagem do espetáculo "Moebius" (2014) da Cia. Grão de Florianópolis. ]
2013.  Laboratório de Contato Improvisação (cerca de 40h) no Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina.

PUBLICAÇÃO EM DANÇA

2014.  Participante da vertente "Múltiplas Escritas" do Festival Internacional de Dança Contemporânea de Florianópolis - MÚLTIPLA DANÇA 2014, com o texto  "Temporalidade Expandida", sobre espetáculo "Fole", de Michelle Moura.

DIFUSÃO EM DANÇA

2014.  Palestra "Dança Contato-Improvisação: uma prática corporal abrangente" no ciclo "CONEXÕES" do Projeto de Extensão em Práticas Corpoais do Centro Desportos da UFSC.

ARTISTA EM PERFORMANCE

2014.  Integrante do elenco de Colônia - mobilidade emergente de autonomia coletiva” (40min), realizado pelo Grupo Cena 11 Cia. de dança durante o SESC Palco Giratório / Fpolis.
2011 - 2012.  Integrante das Jams na Rua do Centro de Florianópolis, realizadas pelo coletivo PlanoB, nos primeiros sábados do mês (em cerca de 7 trajetos/ações performáticas).
2009.  Performer na intervenção "Andarilho do Espelho - Objeto Não, Superfície de Contato" (15min) no Projeto 5x15 da Faculdade Borges de Mendonça / Fpolis.
2009.  Performer na intervenção "CartaSemSelo" no lançamento da revista de Artes OCO, no Contemporão Espaço de Performance / Fpolis.

FORMAÇÕES COMPLEMENTARES EM DANÇA

2014. "Oficina de Escrita para a Dança" (9h), ministrada por Wagner Schwartz, em Fpolis.
2013. "Forrmação Compartilhada em artes presenciais" ministrada por Alejandro Ahmed / grupo Cena11 Cia de Dança (16h em set. / 20h em dez.), em Fpolis.
2012 e 2014. Oficinas do "2º e 3º Festival Internacional Transformando Prática" (70h) ministradas por Erica Moura, Heike Kulmann, Rossana Alves, Ricardo Neves, Autarco Arfini.
2012. Oficinas do "2º Festival Em Contato" (30h) ministradas por Fafá Daltro, Camilo Vacalebre e
Gustavo Lecce, em Salvador / BA.
2012. Oficinas do "4º Encontro Internacional de C.I. de São Paulo" (18h) ministradas por Hugo Leonardo, Íris Fiorelli e Camilo Vacalebre, em São Paulo / SP.
2011. Workshop "Corpo Autônomo" (4h) ministrado por Thiago Alixandre / coletivo O12, em Fpolis.
2010 e 2013. Oficina "Improvisação e Criação em Dança" ministradas por Zillá Muniz,
Paula Bittencourt e Egon Siedler / grupo Ronda (6 e 6h), em Fpolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é um impulso para nossos movimentos. Fique a vontade para comentar!