sobre Cardumes em Rede

Cardumes em Rede: articulações, comunicação e produção em danças e artes do movimento proposto por Oberdan Piantino desde janeiro de 2014. Seu principal objetivo é o compartilhamento constante entre artistas, comunidade, professores em circuito, instituições e espaços privados para a sustentabilidade de estudos e práticas relacionadas ao contato improvisação, saberes corporais e artes performativas.

Breve Histórico

Iniciado em 2014 na onda da passagem de professores internacionais de dança pela comunidade Contato Improvisação Floripa; e seguiu em convergência com o projeto Entrando em Contato – organizado por Ana Alonso –; o coletivo planoB; o Água Viva Estúdio Multiarte.

Em abril de 2015 sua base mudou para Curitiba, gerando convergências com o SummuS Contato Improvisação – org. por Yiuki Doi e Marina Scandolara – e o UM Núcleo de Pesquisa em Dança da FAP – org. por Rosemeri Rocha.

As ações desenvolvidas entre janeiro de 2014 podem ser conferidas no clipping a seguir. Ações mais recentes podem ser conferidas aqui no site.

(clique para ver em tela cheia)

Tais ações só foram possíveis pela sintonia criada com professores, projetos e acontecimentos que convergiram para este ambiente de acolhimento para parceiras (autonomias em relação).

A atenção do projeto Cardumes em Rede às dinâmicas de aprendizagem com potencial para se configurar em um evento formativo, se baseia em algumas questões:
  • Quais os impulsos e vontades de aprendizagem neste momento?
  • Como esses impulsos reverberam na rede dos que se reconhecem interessados?
  • Quais curiosos estão em movimento de busca dessa aprendizagem?
  • Que lugares e espaços se mostram abertos a receber esse movimento temporário?
  • De que o modo a história e memória coletiva dá densidade a essa busca e revela trajetórias possíveis?

O conceito/dinâmica do projeto tem como referência a imagem de cardumes que modulam rapidamente sua trajetória quando se encontram próximos, ainda que no grande oceano.